Melhores Coletores Menstruais

5 Melhores Coletores Menstruais

Estás a pensar em fazer as pazes com esses dias e redescobrir o teu período? Então veio ao lugar certo! Neste artigo, vamos falar sobre os melhores copos menstruais. Entre os tópicos:

  • Por serem tão eficientes em comparação com métodos mais tradicionais;
  • De que são feitos?
  • Que tamanhos estão disponíveis;
  • A que deve prestar atenção antes de escolher o seu.

Em seguida, apresentamos uma lista exclusiva dos copos menstruais mais recomendados do momento.

No final, estará pronto para descobrir todos os benefícios dos copos menstruais escolhendo a melhor opção para si.

Pronto para saber tudo? Então leia atentamente o nosso artigo completo para descobrir todos os detalhes deste acessório prático, simples e revolucionário para a mulher moderna.

Por falar em mulheres modernas: Confira as nossas dicas e produtos de maquilhagem de topo.

Guia de compra: Como escolher o melhor copo menstrual para si?

O que é um copo menstrual

Um copo menstrual é basicamente um copo pequeno que recolhe temporariamente e armazena sangue menstrual.

É feito de um material muito flexível, de modo que se encaixa bem no canal vaginal e não é percetível quando colocado corretamente.

Uma das grandes diferenças é precisamente que recolhe sangue em vez de absorvê-lo, como é o caso dos absorventes comuns ou internos.

Desta forma, os copos menstruais oferecem uma forma extremamente prática, higiénica e segura de passar por esses dias, pois podem ser usados de forma segura e confortável até 12 horas de cada vez.

Além de uma maior liberdade, que lhe permite usá-la para todas as atividades e mesmo à noite, esta é também uma boa opção para quem quer rever a sua relação com a menstruação.

Esta almofada permite-lhe acompanhar a quantidade de menstruação durante o ciclo e determinar a cor e textura do seu sangue, sem ter de lidar com o cheiro desagradável que é comum com as almofadas tradicionais.

Descubra os principais benefícios das taças menstruais

  • Higiénico – uma vez que não há propagação de bactérias, que ocorre quando o sangue entra em contacto com o ar, o copo menstrual é mais higiénico e não deixa um odor desagradável;
  • Safe – pode fazer todo o tipo de atividades sem ter de se preocupar em mudar constantemente as almofadas e o risco de fugas desconfortáveis;
  • Económico – ao contrário da compra de guardanapos sanitários descartáveis em cada ciclo, os copos menstruais têm uma boa vida útil, de cerca de 3 anos, tendo em conta o tratamento e a higiene adequados;
  • Ecológico – evita o excesso de resíduos causados por absorventes normais e internos, uma vez que o copo de recolha é reutilizável e pode durar anos;
  • Prático – afinal, é muito mais prático transportar apenas um copo menstrual na sua mala ou numa viagem do que vários guardanapos sanitários;
  • Não causa alergias – as chávenas menstruais não são apenas feitas de materiais hipoalergénicos, mas também não permitem que o sangue menstrual entre em contacto direto com a pele, limitando a propagação de bactérias na zona íntima e protegendo-o de alergias e irritações;
  • Permite uma vida mais ativa e despreocupada – se você usar um copo menstrual, você também tem toda a liberdade nesses dias e você pode exercitar, nadar, dançar e até mesmo dormir com o copo sem preocupações ou obstáculos.

Quantas vezes precisas de mudar o copo menstrual?

O período de substituição e a higiene do copo menstrual podem variar dependendo do seu fluxo.

Com um fluxo leve a médio, o copo pode permanecer seguro e confortável até 12 horas seguidas.

As mulheres com fluxo intenso são suscetíveis de fazer higiene num intervalo mais curto, mas ainda podem durar horas sem fugas.

De qualquer forma, independentemente do seu fluxo, é importante que a utilização não exceda o período de 12 horas para evitar quaisquer riscos para a saúde.

Há alguma contraindicação?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os copos menstruais não têm contraindicação, e podem ser usados com segurança por todas as mulheres.

No entanto, recomenda-se que as mulheres com prolapso, retroversão, anteflexão do útero ou outras peculiaridades ginecológicas consultem o seu médico antes de começarem a utilizar o produto.

De que materiais são feitos copos menstruais?

Os copos menstruais são feitos de materiais hipoalergénicos, que não causam alergias e impedem a propagação de bactérias.

Em geral, as marcas atuais usam silicones médicos hipoalergénicos no fabrico, uma vez que são mais neutros em composição e livres de compostos químicos.

Não interferem com a humidade, o pH e a flora vaginal, nem causam secura ou irritação.

Apesar de algumas marcas relatarem que o produto pode durar até 8 anos, a Anvisa recomenda o uso de copos menstruais até 3 anos, contando desde o início da utilização do produto.

Além disso, é importante para a sua segurança lembrar que é importante substituir o copo de recolha se notar danos ou alterações no material.

Como se escolhe o tamanho certo?

Em geral, os tamanhos dos copos menstruais estão relacionados com o tamanho do seu canal vaginal.

Por exemplo, a maioria das marcas de copos menstruais basicamente dividem-se em 2 tamanhos:

  • Uma pequena, para mulheres até aos 30 anos ou que ainda não tenham tido filhos;
  • Uma maior, para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos.

A intensidade do fluxo, o tamanho físico, o tipo de parto e o facto de se praticar atividades físicas, não afetam a escolha do tamanho para a maioria dos copos menstruais.

Uma vez que cada marca tem uma nomenclatura diferente no que diz respeito aos tamanhos, deve, em qualquer caso, ler as recomendações e instruções de utilização de cada fabricante para poder fazer a escolha mais adequada para o seu perfil.

Quais são as principais diferenças entre copos menstruais?

Além do tamanho e do material utilizados, os copos menstruais têm outras peculiaridades, dependendo da maquilhagem e modelo que escolher.

Por exemplo, o acabamento da taça pode diferir significativamente e vale a pena prestar atenção a estes detalhes.

Se estiver a utilizar um copo pela primeira vez, dê preferência a produtos mais suaves e flexíveis, que tornam a inserção e a remoção mais práticas.

Se já tem alguma experiência com copos menstruais, vale a pena escolher o tipo e o tamanho de acabamento que você acha mais prático e seguro, dependendo da dobra e do tamanho que você prefere.

Ranking das melhores taças menstruais

Agora você será apresentado aos melhores copos menstruais do mercado, divididos em categorias com diferentes tamanhos para facilitar a sua escolha.

Inciclo Teen Transparente

Prós
  • Feito com 100% de silicone hipoalergênico 
  • Formato macio e flexível
Contras
  • Não é indicado para fluxo menstrual intenso ou mulheres acima de 19 anos

Se tem menos de 19 anos ou quer dar um presente a alguém que tenha até essa idade, Inciclo desenvolveu este copo menstrual especialmente para esta fase.

O modelo é adequado para ser utilizado desde a primeira menstruação até aos 19 anos e é feito de silicone hipoalergénico macio e flexível que não seca a vagina para que não a sinta quando a utiliza.

Tem uma cor transparente, que é uma boa opção para quem quer descobrir e controlar o nível de fluxo menstrual.

Em termos de qualidade, esta é uma compra segura, uma vez que a Inciclo é a maior marca de copos menstruais no mercado brasileiro, onde 92% dos clientes são personalizados e super satisfeitos.

Para maiores de 19 anos ou ter filhos, a Inciclo também oferece outros dois tamanhos do seu colecionador.

A : para mulheres com mais de 30 anos ou com crianças
B : para mulheres sem filhos com menos de 30 anos

Violeta Cup Rosa Tipo A

Prós
  • Feito com silicone de grau médico 
  • Super maleável facilitando a inserção e retirada
Contras
  • Tamanho A não é adequado para mulheres sem filhos ou com menos de 30 anos

A Taça Violeta é sem dúvida uma das mais fantásticas taças menstruais do mercado, e esta em particular é uma excelente opção para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos.

Desenvolve-se com silicone de qualidade médica, ultra-macio e com um toque suave.

A grande vantagem é o design prático, que oferece uma pega fácil, tem uma haste flexível e oferece a flexibilidade perfeita para inserção e remoção sem problemas do copo de recolha.

Isto faz com que seja uma ótima opção mesmo para quem usa a chávena pela primeira vez (tendo em conta o tamanho certo para cada idade, claro).

A chávena é suficiente para cerca de 12 horas de tempo de utilização, incluindo furos na borda do copo de recolha que ajudam a aumentar a capacidade para um total de cerca de 10 e 20 ml de fluxo.

As chávenas menstruais violeta Cup são 100% hipoalergénicas e BPA livres, tornando-as seguras e fiáveis para usar.

Fleurity Kit Tipo 2 Roxo/Rosa

Prós
  • Feito com silicone hipoalergênico 
  • Altamente flexível e macio
Contras
  • Kit com 2 coletores, por isso possui o preço um pouco mais elevado

A Taça Violeta é sem dúvida uma das mais fantásticas taças menstruais do mercado, e esta em particular é uma excelente opção para mulheres com mais de 30 anos ou que já tiveram filhos.

Desenvolve-se com silicone de qualidade médica, ultra-e macio com um toque suave.

Uma grande vantagem é o design prático, que proporciona fácil acesso, tem um fecho flexível e oferece uma flexibilidade perfeita para colocar e recolocar sem problemas com o recolocador.

Isto faz com que seja uma excelente escolha para quem usa a chavena pela primeira vez (tendo em conta a idade correta para cada idade, isso é claro).

A chávena é para cerca de 12 horas de uso, incluindo furos na borda do copo de recolha que ajudam a aumentar a capacidade para um total de cerca de 10 e 20 ml de fluxo.

Os palitos menstruais da Violeta Cup são 100% hipoalergégés e bpa-free, tornando-os seguros e seguros de usar.

Lumma Transparente

Prós
  • Boa capacidade ideal para fluxos mais intensos 
  • Feito em silicone medicinal hipoalergênico
Contras
  • Como os tamanhos são específicos, é importante conhecer bem a altura do seu colo do útero, que pode variar durante e entre os ciclos

Se já usa um copo menstrual, conheça bem a altura do seu colo do útero, mas tenha um fluxo muito intenso para copos tradicionais, a Easy Cup de Lumma pode ser uma excelente alternativa para si.

Com uma ampla gama de tamanhos, com opções para todos os tipos de fluxo, esta opção CMLI é uma das maiores da sua classe, com uma boa capacidade até para as correntes mais intensas.

É feito de silicone médico 100% hipoalergénico e tem pétalas na parte inferior para facilitar a remoção.

Além disso, é transparente e sem pigmentação, o que é ideal para quem quer seguir a variação de fluxo durante o ciclo.

Korui Ametista Normal

Prós
  • Feito com 100% de silicone medicinal 
  • Boa capacidade para até 29 ml
Contras
  • Preço mais elevado

Entre tantas boas opções de copos menstruais no mercado, este produto Korui ganhou o nosso ranking nesta categoria graças a uma combinação de elementos que o tornam prático, seguro e saudável de usar.

Em primeiro lugar, é feito de silicone 100% médico com uma sensação suave e aveludada, com uma boa capacidade de volume até aos buracos de cerca de 29 ml, e pode ser usado até 12 horas seguidas.

Depois disso, está completamente livre de componentes químicos e perfumes, para que a flora vaginal e a lubrificação natural sejam preservadas, as alergias e irritações são evitadas, e é super higiénico.

Finalmente, o acabamento merece uma grande menção pelo seu maior conforto e praticidade.

Levantou ranhuras que facilitam a remoção, buracos de bisel que facilitam a saída do vácuo, e uma haste flexível que proporciona ainda mais conforto ao remover e colocar o coletor.

Outro fator interessante vale a pena mencionar: Korui preocupa-se com a sua responsabilidade social. Por cada 10 colecionadores vendidos, 1 é doado a mulheres em comunidades carenciadas.

Além da opção normal, a marca oferece os seguintes tamanhos:

  • Leve (para mulheres e adolescentes mais jovens, sem crianças e com uma corrente leve)
  • Intenso (para mulheres dos 30 aos 35 anos ou com crianças, com um fluxo intenso).

Conclusão

E agora, estás pronto para escolher o teu próximo copo menstrual?

Esperamos que este artigo tenha apagado todas as suas dúvidas e que desfrute de todos os benefícios de escolher um dos melhores copos menstruais da nossa lista.

Ao escolher o tamanho certo e usar o seu copo da maneira certa, você desfrutará de dias mais calmos, com mais liberdade, e ainda poupará uma boa quantidade de dinheiro ao longo dos anos sem ter que comprar tampões todos os meses.

Se gostou deste artigo, não deixe de o partilhar com os seus amigos que também merecem conhecer todos os benefícios dos copos menstruais!

Não se esqueça de seguir o nosso blog para outras dicas!

Postagem relacionada :

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.